Hoje em dia, os tratamentos ortodônticos estão sendo procurados cada vez mais por pacientes adultos e/ou com grande necessidade estética. Para satisfazer essa demanda de pacientes a ortodontia vem sofrendo diversas inovações em relação a técnicas e materiais utilizados. Uma dessas inovações foi a criação e evolução dos aparelhos fixos estéticos.
O aparelho estético segue a mesma técnica e funcionamento do aparelho metálico convencional, porém com a grande diferença de seus braquetes serem transparentes ou de coloração igual a do dente, chamando menos atenção quando o paciente sorri. Esses braquetes normalmente são confeccionados de porcelana, policarbonato, safira ou material compósito e com a evolução dos últimos anos, tem superado a sua grande limitação de outros tempos, a resistência. Infelizmente, ainda hoje não foi possível através de estudos sérios o desenvolvimento de um fio ortodôntico transparente que faça o papel dos fios ortodônticos metálicos com a mesma qualidade.
Estudos comprovam que o aparelho estético pode ser indicado para quase todos os casos ortodônticos, sem abrir mão da qualidade e do tempo de tratamento. Para quem tem a estética como requisito, o aparelho estético é a solução ideal!