Como já explicamos em artigos anteriores, a Ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige o mau posicionamento dentário. Mas além de corrigir os “dentes tortos”, a orto pode trazer benefícios ao sistema mastigatório, a fala, a deglutição de alimentos além de facilitar o acesso na higienização e prevenir o desenvolvimento de doenças como a cárie, periodontite e desordens articulares.
Apesar terem a ciência da importância da especialidade, muitos pais ainda tem dúvida de qual a melhor idade para levar os filhos para uma avaliação com um ortodontista. Alguns trazem os filhos para uma avaliação logo que começam a nascer os primeiros dentes de leite, e outros quando os permanentes começam a aparecer.
Na verdade não existe uma idade correta para iniciar um tratamento ortodôntico, o que existe é um momento mais oportuno para cada paciente. O recomendado é que por volta dos 6 anos quando os primeiros dentes de leite começam a cair e os primeiros permanentes a despontar, os pais levem os filhos para uma consulta ortodôntica. Dessa forma, mediante a uma avaliação do caso, o ortodontista vai determinar se existe a necessidade de uma intervenção naquele momento, ou se devemos aguardar para fazer uma intervenção apenas quando o paciente estiver com todos os dentes permanentes erupsionados. Casos como mordida cruzada, profunda ou apinhamentos de dente muito severos podem ter necessidade de tratamento ortopédico o quanto antes for possível.
Com relação à idade máxima para tratamento, não existe. Pacientes acima dos 60 anos também podem tratar com ortodontia normalmente desde que os dentes estejam sem comprometimento ósseo e periodontal, e a saúde sistêmica também esteja em equilíbrio.
Esse artigo tem como função dar uma direção para quem busca tratamento ortodôntico, mas o caminho só pode ser traçado com a avaliação e o planejamento individualizado do ortodontista. Se você tem alguma dúvida pode entrar em contato conosco e agendar uma consulta. Tel: (13)3222-3311. Será um imenso prazer orienta-lo (la).