Normalmente o paciente encontra certa dificuldade quando vai decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado nacional oferece inúmeros tipos, marcas, formas e tamanhos. Entretanto, vamos citar alguns pontos que talvez dê a você uma direção na hora de escolher a sua escova de dente.
A maioria dos dentistas baseada na literatura concorda que as escovas com cerdas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos sem causar danos a gengiva e estruturas dentais. Você deve dar preferência também, a escova com a cabeça pequena para melhor acesso a todas as áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.
Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.) escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes. Com relação a marca, a escova da Curaprox, tem agradado bastante aos nossos pacientes devido ao grande conforto que suas cerdas extra macias trazem.
Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa, porque limpa melhor os dentes.