Que a ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige o mau posicionamento dentário todos nós já sabemos, o que vamos explicar neste artigo é o que pode vir a ocasionar que o paciente tenha dentes “encavalados”, espaços abertos, falta de equilíbrio na mordida, entre outros problemas ortodônticos.
Basicamente as causas se dividem em três frentes, a primeira é a questão genética. Ou seja, o paciente herda do pai ou da mãe dentes muito grandes, uma arcada dental pequena ou algum desiquilíbrio muscular (língua muito grande ou um lábio com pouca tonicidade) que pode vir a causar um problema ortodôntico.
Outra frente responsável por esse tipo de problema são os maus hábitos como chupar chupeta, chupar o dedo, morder objetos (caneta, palito de dente...) que feitos de forma continua acabam causando movimentações dentárias ou até mesmo uma deformação no crescimento ósseo como uma mordida aberta por exemplo.
Por fim, o terceiro grupo de problemas é composto de causas adquiridas, como as caries, problemas periodontais (ósseos e gengivais) e perda de dentes de forma precoce sem que seja feita qualquer reposição. Todos esses problemas podem desencadear em alguma movimentação indesejada dos dentes, e consequentemente causar um problema ortodôntico.
Se você se interessou por esse artigo ou tem alguma duvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Será um prazer um dos nossos dentistas esclarecer isso para você.