Entenda mais o que é o bruxismo

O bruxismo é um fenômeno que vem se tornando cada vez mais frequente em pacientes que frequentam a nossa clínica odontológica. Caracterizado por uma disfunção causada pelo ato de apertar ou ranger os dentes, o bruxismo antigamente era considerado uma manifestação oral normal pelos cirurgiões dentistas. Hoje, através de anos de pesquisa sabe-se que esse distúrbio parafuncional (intencional) é nocivo ao nosso corpo de uma forma geral, trazendo além do desgaste dos dentes, fadiga e limitação muscular e dores de cabeça que muito se assemelham a enxaqueca.

Através de artigos especializados percebemos que existem algumas controvérsias quanto à causa do bruxismo nas pessoas, mas na grande maioria o estresse diário e fatores emocionais são apontados como as causas principais para o desencadeamento desse hábito. Outros fatores como o desequilíbrio oclusal e uma hiperatividade (ação excessiva) muscular também são citados como causadores do problema.

O bruxismo tem uma leve predileção pelas mulheres entre 20 e 30 anos, mas há relatos de casos em todos os gêneros e idades. Na verdade entre 80 e 90% da população vai apresentar em algum momento da vida apertamento ou rangimento dos dentes involuntário, às vezes realizado contra algum objeto (palitos, canetas e lápis), mucosas (lábios e bochecha) ou entre dentes.

Como citado acima os principais sinais e sintomas do bruxismo são o desgaste de incisais e cúspides dentárias, cansaço muscular da face, dificuldades para abertura e fechamento da boca, hipertrofia dos músculos da face e dores de cabeça frequentes.

No que diz respeito a tratamento, o que tem mostrado mais efetividade são as placas mio relaxantes ou interoclusais. Esse tipo de placa, normalmente confeccionada em resina acrílica vai proteger os dentes de desgastes causados pelos dos movimentos parafuncionais, e ao mesmo tempo reduzir o nível de atividade muscular da região, principalmente se utilizada durante a noite. Além das placas, o acompanhamento psicológico, medicamentos relaxantes musculares e ajustes oclusais nos dentes são tratamentos auxiliares também relatados na literatura.

Infelizmente não existe garantia de cura com qualquer um dos tratamentos, em alguns casos o uso prolongado da placa associado com o acompanhamento psicológico e os ajustes oclusais acaba sessando o bruxismo de forma definitiva. Porém em outros casos, apesar de ocorrer uma melhora significativa principalmente com o uso da placa, o paciente acaba ficando dependente do uso da mesma para o resto da vida.

O certo é que com o aparecimento de qualquer sintoma ou sinal como os aqui relatados, o paciente deve procurar um cirurgião dentista especializado o mais rápido possível, é importante uma avaliação interdisciplinar de um ortodontista, protesista e até de um psicólogo para um correto diagnóstico do caso. Aqui na La Santé Clínica nós temos uma vasta experiência em tratamento de casos de bruxismo, muitos deles já estabilizados e ou curados. Se estiver em Santos visite a clínica, nós trataremos o seu caso com todo o carinho e atenção que lhe é devido!