De que maneira eu uso o fio dental?

Dicas
Se você usar corretamente, o fio dental vai remover a placa bacteriana e todos os resíduos de alimentos das áreas onde a escova de dente não consegue acessar, como, por exemplo, a linha gengival e o espaço entre os dentes. O fio ou fita dental deve ser usado diariamente uma vez que a placa bacteriana que fica, pode levar ao surgimento de cáries e doenças gengivais. E isso não é papo de dentista.

Para usar o fio ou a fita dental de maneira correta siga os seguintes passos:

• Enrole por volta de 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando aproximadamente uns dez centímetros entre os dedos.

• Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo no espaço entre os dentes.

• Passe de maneira cautelosa o fio ao redor da base de cada dente, passando a linha que junta o dente com a gengiva. Nunca aplique força com o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o tecido gengival.

• Use sempre uma parte nova (limpa) do pedaço de fio dental para cada dente.

• Para tirar o fio do meio dos dentes, use movimentos de trás para frente.

• Lembrando que pacientes com aparelho ortodôntico, prótese ou implante dentário não estão liberados de utilizar o fio dental. Muito pelo contrário! Esses pacientes em especial devem tomar o dobro de cuidado com a higienização de uma maneira geral, e sempre que tiverem dificuldades devem consultar o seu ortodontista ou dentista (La Santé Clínica)