Como escolher o melhor creme dental?

Dicas
Muitos dos meus pacientes relatam que quando vão a farmácia comprar um creme dental e se deparam com todas as opções disponíveis ficam com uma grande interrogação na cabeça e muitas vezes, acabam levando a pasta de dente que tem a embalagem mais bonita.

Antigamente a pasta de dente servia como um detergente com flúor na higienização bucal, auxiliando muito pouco na remoção da placa bacteriana, e dessa forma apresentando diferenças insignificantes de uma marca ou de um tipo para outro. Hoje em dia essa perspectiva mudou, com a evolução e o lançamento de novas tecnologias as pastas de dente atingiram um novo patamar na higienização bucal.

Hoje alguns cremes dentais além das funções básicas têm em sua composição compostos específicos que prometem ganhos além da higienização e remoção de placa. Alguns como o Total 12 da Colgate possuem agentes antibacterianos e uma adesão maior ao dente oque é muito favorável para o combate da placa bacteriana(causadora da cárie e do tártaro).

Outros cremes dentais chamados branqueadores como o Luminous White, tem Sílica na sua composição, isso quer dizer que ele tem um atrito diferenciado com o dente, ajudando a remover placas e manchas superficiais sobre o dente, mas não clareá-los.

Um terceiro tipo de cremes dentais são os anti sensibilidade, como a Sensodyne que na maioria de seus produtos apresenta cloreto de estrôncio em sua composição, esse composto forma uma camada superficial sobre o dentediminuindo a sensibilidade dental.

Por fim, a ultima geração dos cremes dentários são os chamados reparadores, como o Repair & Protect da Sensodyne, esses cremes dentais que apresentam a a tecnologia Novamin e uma vez em contato com a saliva libera Calcio e Fosfato (componentes naturais de construção dos dentes) Estes íons formam uma camada mineral protetora, que repara as áreas vulneráveis do dente como grandes retrações de gengiva.

Esses dados são muito importantes para selecionar a melhor pasta para o caso especifico de cada paciente, lembrando que o caminho correto é sempre consultar um cirurgião dentista que após uma avaliação completa do caso do paciente vai receitar a melhor pasta para o mesmo.

Se você ainda não possui um dentista de confiança e esta na Baixada Santista, procure a La Santé Clínica, será um enorme prazer atende-lo e orienta-lo da melhor maneira possível.