Bruxismo, chupar o dedo, roer unha... Conheça os hábitos nocivos para os nossos dentes!

O nosso sorriso tem grande importância tanto na nossa saúde, quanto no âmbito social e profissional, por isso é muito importante cultivar uma boca e dentes bonitos, e para isso precisamos ter alguns cuidados. Rangimento dos dentes, roer unha, morder a tampas de caneta ou outros objetos, chupar o dedo... Esses são apenas alguns dos hábitos muitas vezes vistos como inofensivos podem prejudicar a saúde bucal.

Muitas pessoas tem a impressão que escovar com muita força garante dentes mais limpos e brancos, mas isso não é verdade. A escovação muito forte além de ter efeito de limpeza igual a uma escovação suave pode desgastar o esmalte dos dentes, irritar e causar danos irreversíveis na gengiva.

O rangimento dos dentes? Conhecido como ‘bruxismo’, pode ter relação com momentos difíceis durante a vida e picos de estresse. Ranger os dentes provoca desgaste dos mesmos, prejudica a articulação e pode causar transtornos musculares causando inclusive dores de cabeça. Esse hábito ocorre normalmente durante a noite ou em momentos de distração ou extrema atenção.

Outro hábito, esse alimentar que também pode ser nocivo a saúde dos dentes, é a ingestão constante de alimentos ácidos. Essa alimentação frequente com esse tipo de alimento pode causar a erosão dos dentes, causada pelo amolecimento do esmalte do dente. Refrigerantes, frutas cítricas, vinagre esucos industrializados são alguns dos exemplos desse tipo de alimento.

O vinho também pode causar esse tipo de erosão se consumido com frequência, além disso, pode manchar os dentes.

Parece óbvio, mas é sempre importante lembrar do cigarro, fumar é outro hábito que prejudica os dentes. Além de deixar os dentes amarelos, pode provocar inflamação na gengiva, mau hálito, câncer na garganta e boca e doença periodontal.

Por fim roer unha, esse hábito pode causar trincas e lascar os dentes da frente. Além disso, germes e bactérias que estão debaixo das unhas entram na boca podendo causar lesões bacterianas, virais e fúngicas. Já o habito de chupar o dedo em crianças pode interferir no crescimento da arcada dentária e alterar o posicionamento dos dentes.